[REPORTAGEM]: Dazkarieh | Cinema São Jorge | 13 de Abril de 2011



A noite de 13 de Abril de 2011 marcou o regresso de Dazkarieh ao Cinema São Jorge, num espectáculo inserido na tour de apresentação do novo disco, Ruído do Silêncio. Este regresso dá-se dois anos após o concerto de Março de 2009, cujo pretexto foi a apresentação do disco anterior, Hemisférios. Entre concertos, a banda actuou em variadíssimas salas por toda a Europa, com destaque para a Alemanha.

O sucesso, tanto ao nível nacional como internacional, de Dazkarieh resulta, muito provavelmente, da sonoridade única que o grupo criou, onde é evidente a mistura do rock com a música tradicional europeia. Desde a sua origem, em 1999, a banda passou por diferentes formações, o que contribuiu para o desenvolver desse estilo inconfundível e para a incorporação de mais e novos instrumentos que enriquecem a composição musical. Actualmente, a formação de Dazkarieh conta com quatro elementos: Joana Negrão na voz, pandeireta, e adufe; Rui Rodrigues na guitarra e cavaquinho; André Silva na bateria e, finalmente, Vasco Ribeiro Casais na nyckelharpa, bouzouki e gaitas portuguesas. No entanto, a vontade de assistir a espectáculos ao vivo de Dazkarieh não advém apenas da capacidade criativa da banda mas também das provas mais que dadas da competência dos músicos em palco, e este concerto de Abril foi, sem dúvida, mais um óptimo exemplo.

O espectáculo teve início sensivelmente à hora marcada (21h30), num São Jorge cheio de fãs e expectativas, com uma belíssima amostra do novo trabalho: Lilaré dos Cinco Sentidos, Da Minha Janela e Légua da Póvoa. Após estas canções, Joana Negrão dirige-se finalmente ao público para agradecer a sua presença e apoio, sobretudo dos familiares e amigos que tantas vezes acompanham a banda, e ainda “aos fãs que já vou reconhecendo as caras” de tantos espectáculos passados. Talvez por isso, o tema que se segue é dos mais antigos, Meninas Vamos à Murta, do álbum Incógnita Alquimia. O espectáculo prossegue, maioritariamente, com temas de Ruído do Silêncio, mas sem esquecer o passado de Dazkarieh, que conta já com 10 anos de existência.
O ritmo acelerado das criações da banda deixa nos presentes, presos nas cadeiras do cinema, uma sensação de “bicho carpinteiro”. A plateia é finalmente “liberta” por Joana, que exige que todos fiquem de pé e dancem ao som de Coroar. Contudo o verdadeiro auge da euforia do público dá-se com a entrada em palco dos membros de Velha Gaiteira, para a interpretação de Repasseado da Calçada, um dos temas mais alucinantes de todo o reportório de Dazkarieh. Mas Velha Gaiteira não são os únicos convidados da noite: André Galvão e o seu contrabaixo acompanharam também os protagonistas no tema que dá o nome ao novo disco, Ruído do Silêncio, e Mazurka da Água.

Ao fim de dezasseis canções os Dazkarieh despedem-se, não sem antes apresentaram todos os membros da banda e também todas as pessoas que, com eles, produzem cada espectáculo. A despedida estava feita mas o público sabia que eles voltariam e, momentos depois, os músicos retornaram ao palco onde interpretaram mais dois temas, Moda da Ceifa I e Vitorina, em que cada um pôde protagonizar um pequeno solo. Mas é no segundo encore que se ouve o último tema e é de novo Repasseado da Calçada que, mais uma vez com Velha Gaiteira, obriga o público a saltar das cadeiras e a despedir-se de Dazkarieh com muitos gritos e palmas.

Alinhamento:
Intro
Lilaré dos Cinco Sentidos
Da Minha Janela
Légua da Póvoa
Meninas Vamos à Murta
Virgem
Caminhos Turvos
Ruído do Silêncio
Mazurka da Água
Tempo Chão
Coroar
Senhora da Azenha
Baile da Meia Volta
Cantaria
Repasseado da Calçada
Sons de Pó
Moda da Ceifa II
~ENCORE I~
Moda da Ceifa I
Vitorina
~ENCORE II~
Romance
Repasseado da Calçada


Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player


Voltar ao início


Fotos: Rodrigo Vargas
Texto: Filipa Leite Rosa
Agradecimentos: Roots and Rhythms
Banda: Dazkarieh
Local: Cinema São Jorge, Lisboa
Data: 13 de Abril de 2011
Site Oficial do grupo: www.dazkarieh.com

0 comentários:

Enviar um comentário