[NOTÍCIAS]: Janelle Monáe, Deolinda e Jamie Woon no 15º SWtmn



No Palco TMN esperam-se mais dois concertos absolutamente imperdíveis e que prometem marcar a história do maior Festival português de Verão. De regresso a Portugal, depois do bombástico concerto no passado mês de Dezembro, Janelle Monáe volta a subir aos palcos portugueses para mais uma vez provar porque lhe chamam “diva” ou ‘James Brown de saias’.

No mesmo palco, os Deolinda, um dos grupos nacionais de maior sucesso nos últimos tempos, prometem brilhar com os mais recentes temas do último trabalho de estúdio.

Também de passagem pela Zambujeira do Mar, a música de Jamie Woon será certamente uma das mais agradáveis surpresas do Palco Jogos Santa Casa Planeta Sudoeste no primeiro dia de festival.

JANELLE MONÁE | Dia 4, Palco TMN – Já apelidada de “diva” pela revista Vogue, Monáe é uma verdadeira visionária. Natural do Kansas, e oriunda de uma família de classe média, Janelle aprendeu a cantar na igreja ainda em pequena e foi logo nessa altura que viu na música uma arma. Em 2004 muda-se para Nova Iorque mas logo faz as malas e ruma a Atlanta, cidade conhecida como a nova Motown. É aí que conhece o rapper Antwan “Big Boi”, do duo Outkast, que a convida para participar no seu disco, “Idlewild”. Este foi o passo para que Big Boi decidisse produzir o primeiro trabalho da artista, o EP “Metropolis: The Chase Suite”, parte inicial da saga de Cindy Mayweather, personagem andróide personificada por Janelle, que continua em “The ArchAndroid”. O single do álbum foi indicado para um Grammy de melhor performance capturando a imaginação de fãs e de outros músicos de renome. Coroado pela crítica de publicações como a Pitchfork, a Paste e o L.A. Times, “The ArchAndroid” é uma mistura pop, funk, rock psicadélico, jazz orquestral e canções pastorais numa narrativa futurista que tem como ponto de partida o clássico de ficção científica Metropolis, de Fritz Lang. Musicalmente, e em termos de influência, o álbum engloba tudo aquilo que artista mais ama. Bandas sonoras de filmes como “Goldfinger” misturado com álbuns tão épicos como “Music of My Mind” de Stevie Wonder e “Ziggy Stardust” de David Bowie. Monáe conta ainda neste álbum com a participação de Big Boi, o reconhecido poeta Saul Williams, o psicadélico grupo Of Montreal e os profetas do punk Deep Cotton. Resta dizer que em palco Janelle Monáe é uma performer explosiva já comparada a um James Brown ou uma Aretha Franklin.

DEOLINDA | Dia 5, Palco TMN - Em 2008, editaram o seu disco de estreia “Canção Ao Lado”, que se mantém há 121 semanas no top nacional de vendas e que inclui temas como “Fon Fon Fon”, “Movimento Perpétuo Associativo”, “Fado Toninho” e “Clandestino”. No estrangeiro, foram aclamados pelo The Times, ABC e Sunday Times (que considerou Canção ao Lado o 3º melhor álbum de World Music de 2009). Este ano, receberam o prestigiado e herdeiro dos famosos Prémios da BBC Radio, Songlines Music Award 2010 (Grupo Revelação) e editaram o seu segundo álbum “Dois Selos e Um Carimbo”, de que fazem parte “Um Contra O Outro”, “A Problemática Colocação De Um Mastro”, “Passou Por Mim E Sorriu” e “Não Tenho Mais Razões”. No caminho do sucesso do primeiro álbum, “Dois Selos E Um Carimbo” esteve quatro semanas a liderar a tabela de vendas nacional e tem-se mantido entre os mais vendidos desde a sua saída, em Abril, tendo ainda recebido elogios da crítica e do público. Depois de esgotarem ininterruptamente todos os auditórios por onde passaram nos últimos 2 anos, após terem actuado em míticas salas e importantes festivais de 20 países e no momento que saboreavam uma nomeação para “Best Portuguese Act” dos MTV European Awards, os Deolinda subiram ao palco, pela primeira vez, nos Coliseus, em Janeiro passado! 2 datas no Porto e 2 datas em Lisboa, completamente ao rubro. Mais um grande êxito para a banda.

JAMIE WOON | Dia 4, Palco Jogos Santa Casa Planeta Sudoeste – Apesar de ter lançado o seu primeiro EP em 2007, Jamie Woon foi tido como uma das grandes revelações da pop britânica do ano passado. Filho da artista de referência folk Mae McKenna, Woon teve um contacto com a música desde muito cedo, tendo inclusivamente frequentado a mesma escola de artes que Amy Winehouse – mais tarde, chegou a acompanhá-la nalguns concertos. O seu estilo distingue-se pelo cruzamento de influências que vão desde os seus vocais soul ao instrumental com toques de dubstep, passando por um groove muito próprio. O seu aguardado álbum de estreia deverá chegar às lojas dia 18 de Abril, apesar dos singles “Night Air” e “Lady Luck” já escalarem várias tabelas de vendas pela Europa fora.



JANELLE MONÁE





JAMIE WOON





DEOLINDA




Cartaz Completo
[+]info: www.sudoestetmn.com

0 comentários:

Enviar um comentário