[REPORTAGEM]: Joan As Police Woman | Hard Club | 15 Março 2011



Eram quase 22h quando Nicole Eitner subiu ao palco do Hard Club e se sentou sozinha ao piano. Uma curta apresentação num português tão perfeito que à primeira impressão ninguém se apercebeu, a não ser talvez pelo nome, que a cantora é alemã.
A abrir caminho para o concerto de Joan as Police Woman - considerada desde sempre uma forte influência no seu universo musical - Nicole apresentou o segundo álbum I Am You, à venda desde segunda-feira. Foi um concerto-revelação para a maioria dos que ali estávamos: só a voz – às vezes ousada, outras vezes doce - a acompanhar as teclas e ainda assim a capacidade invulgar para envolver o público nas suas emoções. A compositora expressou o desejo de voltar acompanhada pela sua banda, os Citizens. A julgar por tanta generosidade e entrega é bem provável que estes cidadãos do mundo sigam viagem e nos batam à porta um destes dias para continuar a dar que falar.

Mas as expectativas da noite estavam depositadas em Joan Wasser, a mulher polícia que não esconde o carinho por Portugal e já colaborou com nomes de respeito tais como Antony & The Johnsons, Lou Reed ou Sparklehorse. Considerada um caso sério de beleza e talento, entra finalmente em acção com os seus companheiros de estrada: Parker Kindred na bateria e Tyler Wood no teclado. Action Man foi lançado ao ar e a plateia foi-se aproximando do palco. Ao piano, vestida de couro e de olhos esfumados, Joan arranca os primeiros aplausos. Ao segundo tema, o single do novo álbum, confirma-se que esta mulher é uma força da natureza à procura daquilo que a faz sentir mais completa. A voz poderosa e a vontade de arriscar e fundir estilos variados como o soul, os blues e o funk dos anos 70 mostra-nos agora o seu lado mais iluminado. O registo em Deep Field é esse: uma Joan extraordinária e desprendida da fragilidade do passado, disposta a pisar novos terrenos sem esquecer a profundidade e a emoção de outros tempos.

Enquanto afina a guitarra, parece que nada do que está a acontecer está planeado e que o olhar perdido logo nos hipnotiza e transporta a uma outra dimensão. Depois vem o arquejo e o microfone torna a ânsia mais real. A mulher camaleão dispõe melancolia e energia como quem sabe o que faz. A guitarra ganha vida nos seus braços e os que antes estavam tímidos começam a soltar-se e a dançar ao ritmo da música. No entanto, a sensação de leveza rapidamente desaparece quando a introspecção de Forever and a Year confisca o espaço. Só podemos ficar embevecidos depois de tamanha demonstração de autenticidade: há quem a ouça de olhos fechados para sentir a emoção até à alma ou quem não desvie o olhar do palco. Mesmo sem querer, vem-nos à memória o romance entre Joan Wasser e Jeff Buckley, mediatizado até à exaustão e deixado cair no esquecimento: I’ve been in love before and it was true, I’ve loved you forever. Fosse pelo que fosse, talvez porque esta também é a música que dá título ao álbum, o momento que se viveu ali teve honras de solenidade. Mas foram vários os intervalos de descontracção durante a actuação, palpáveis na cumplicidade entre os músicos e na declaração de amor à cidade do Porto: "Como é que vocês conseguem ir embora daqui? É um lugar inacreditável!", e ainda na facilidade com que ela arregaçava as calças enquanto metia conversa com os mais desenrascados.

Antes do encore, o último tema do disco I Was Everyone criou ambiente para um final a transbordar de atitude e magnetismo: Say Yes. Nas palavras da própria, trata apenas de deitar para trás das costas os arrependimentos da vida e abraçar vezes sem conta novos desafios. Aos 40 anos, depois de quatro álbuns e mais optimista que nunca, dá um passo em frente e assume a felicidade. Com segurança e sem culpas.

Joan as Police Woman actua hoje no Centro de Artes e Espectáculos de São Mamede, em Guimarães, e amanhã no Cineteatro de Estarreja.

Alinhamento:
Action Man
The Magic
Chemmie
Hard White Wall
Anyone
Run For Love
Flash
Nervous
Save Me
Kiss The Specifics
Forever and a Year
Eternal Flame
I Was Everyone
~ENCORE~
Human Condition
Say Yes

Nicole Eitner


Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player


Joan As Police Woman


Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotos: Ricardo Silva
Texto: Vanessa Silva
Agradecimentos: UGURU
Cantora: Joan As Police Woman
Local: Hard Club, Porto
Data: 15 de Março de 2011
Site Oficial da Cantora: www.joanaspolicewoman.com

2 comentários:

Maria disse...

Uma descrição " apetecível" a que já nos habituamos. As fotos são a expressão de um muito bom profissionalismo.

Pedro disse...

Eu estive lá e o que aqui está descrito corresponde à intensidade vivida por todos neste concerto. Grande mulher, grande banda, grande momento. Fomos poucos mas bons! Quanto às fotografias, excelente trabalho! Continuem por favor!

Enviar um comentário