[NOTÍCIAS]: Céu e Diego El Cigala no CoolJazzFest 2011



Foram anunciadas duas novas presenças no CoolJazzFest'11.
Considerada a nova princesinha da MPB, CÉU vai subir ao palco do Parque Marechal Carmona dia 8 de Julho. No dia 10 de Julho também no Parque Marechal Carmona, é a vez de Diego El Cigala (com Ciganos D'Ouro na primeira parte) subir ao palco deste festival, para uma verdadeira festa cigana.

CÉU

Em 2005, surgiu um burburinho a respeito de uma jovem cantora brasileira de seu nome CÉU (Maria do Céu Whitaker Poças, filha de um maestro com uma artista plástica). Então com 25 anos, a bela e talentosa, mas ainda desconhecida interprete lançava o seu CD de estreia CÉU. Primeiro em França e Holanda e só mais tarde no Brasil. Este trabalho de uma artista que ainda se encontrava a despontar, vendeu em poucos meses mais de 20.000 cópias e alcançou o topo das tabelas de vendas na categoria de World Music.

Em 2009 surge o segundo álbum VAGAROSA, e a edição brasileira da revista Rolling Stone considerou-o como o melhor disco do ano, a BBC apontou-o como um dos melhores álbuns internacionais de 2009, a par da revista norte-americana Billboard que o incluiu no ranking das novas revelações. Muitos foram os que se interessaram por CÉU e pelo seu trabalho. Um dos maiores responsáveis foi Caetano Veloso que lançou as atenções do mundo sobre a artista ao classificá-la como «O Futuro da Música Popular Brasileira». Herbie Hancock artista conceituadíssimo e de renome mundial também se rendeu ao seu talento ao convidá-la para uma participação no seu próximo trabalho.

CÉU foi a única brasileira confirmada como atracção no COACHELA, o maior Festival de Música dos Estados Unidos onde brilhou em 2010.

VAGAROSA o mais recente trabalho é um álbum descrito como «uma contemplação ao Brasil visto pelos olhos de uma paulista que mistura influências brasileiras com electrónica, mid-temp e trip-hop», e ainda «um manifesto entre o novo e o mais improvável do Brasil».

CÉU é uma artista que junta reggae, samba, funk, rap e tudo o que for bom na ginga brasileira, com pitadas até de tango, forrô e barulhos da natureza. Tudo isto feito com muito bom gosto e competência.

DIEGO EL CIGALA

Ramón Jiménez Salazar é o nome que consta no passaporte de ‘El CIGALA’.

Aos 12 anos DIEGO ganhou o Concurso de Flamenco Joven Getafe (uma competição flamenca na cidade de Madrid para jovens cantores), bem como um prémio no programa de televisão espanhola ‘Gente Jovem’. Esta exposição mediática deu reconhecimento a DIEGO, e a partir daí começou a cantar para reputados dançarinos de flamenco como: Manolete, Cristóbal Reyes, Farruco e Maya Mario entre outros.

Em 1997 inicia a sua carreira a solo com o álbum UNDEBEL e começa a somar êxitos atrás de êxitos na sua carreira.

No ano de 2003 edita LÁGRIMAS NEGRAS, uma colaboração de EL CIGALA com o pianista cubano (na altura com 85 anos) Bebo Vadés. A fusão fácil de ritmos cubanos e vocais flamencos fizeram deste disco um sucesso internacional, tornando EL CIGALA um dos mais famosos cantores de Flamenco Espanhol Romani em todo o mundo.


Céu




Diego El Cigala



Cartaz Completo
[+]info: www.cooljazzfest.com

0 comentários:

Enviar um comentário