Linda Martini | Centro Cultural Vila Flor | 22 Janeiro 2011



Arrancou dia 22 de Janeiro, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, a digressão nacional de apresentação do segundo álbum de originais dos Linda Martini. A primeira parte do concerto contou com Rui Carvalho, guitarrista que assume o projecto a solo Filho da Mãe.

Entre pessoas impacientes e faladoras, conseguiu dominar os ânimos e mostrou-se um homem dedicado à delicadeza agreste da guitarra. Sempre de olhos fechados, aqueceu ainda mais a multidão e fez-nos esquecer o frio lá fora. Mas a casa estava ocupada e foi difícil não ouvir o burburinho enquanto o grupo de Lisboa era aguardado pelos mais novos.

De notar que esta foi a segunda actuação dos Linda Martini neste café-concerto. Cinco anos volvidos, Hélio Morais, o baterista, admite que neste regresso gostou mais de ver a casa assim: cheia. O reconhecimento do público deu-se instantaneamente ao primeiro acorde. "As putas dançam slows" foi o mote para entrarmos à vontade, sem grandes cerimónias, porque ali somos todos habitantes. A "Mulher-a-dias" chegou momentos depois e comprovou o êxito que o single tem tido junto do público. As letras estavam bem sabidas, as mãos iam de encontro ao peito quando a emoção assim o exigia. Foi assim que aconteceu até aos mais entusiastas se lançarem nos braços uns dos outros ao som de "Dá-me a tua melhor faca", verdadeiro hino para os fãs mais fiéis. A partir daqui o refrão seguinte começou a fazer algum sentido: Parecemos putos, não temos aulas amanhã. E alguns voaram mesmo: estávamos diante de uma juventude sónica que exigia a todo o instante um combate.
Os quatro elementos dançavam em palco - os instrumentos numa estranha simbiose - como se estes se confundissem com os movimentos do corpo. Estariam a adivinhar o que aí vinha? Arrancaram do chão a fúria de um amor pisado como se fosse fácil. A reacção do público foi impressionante ao ponto de avançarem com uma melodia mais calma: "Partir para ficar", acompanhada de um sample de voz de José Mário Branco e de uma harmónica, isto para conferir um tom mais melancólico ao ambiente agitado. Os Xutos e Pontapés também não foram esquecidos pela banda – com quem partilharam o palco recentemente numa homenagem ao radialista António Sérgio – e entoaram "Sémen" com igual devoção.

Apesar da inevitável viagem ao passado, esta visita não podia terminar sem aquela que foi, provavelmente, a canção mais aguardada no novo álbum: "Cem metros sereia". O microfone foi entregue à plateia num gesto simpático do vocalista e a noite acabou em coro: Foder é perto de te amar, se eu não ficar perto. Assim se provou que o rock continua vivo e de boa saúde e que uma casa ocupada de talento e entrega jamais ficará vazia. Os melómanos agradecem.

A próxima actuação dos Linda Martini será em Arcos de Valdevez, no dia 5 de Fevereiro, no Auditório da Casa das Artes.

Alinhamento:
As putas dançam slows
Mulher-a-dias
S de Jéssica
Nós os outros
Amigos mortais
Dá-me a tua melhor faca
Juventude sónica
Belarmino vs
Amor combate
Estuque
Partir para ficar
Sémen (Cover dos Xutos e Pontapés)
O amor é não haver polícia
~Encore~
Elevador
Cem metros sereia


























Voltar ao início


Fotos: Ricardo Silva
Texto: Vanessa Silva
Agradecimentos: Centro Cultural Vila Flor
Banda: Linda Martini
Local: Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
Data: 22 Janeiro 2011
Myspace Oficial da banda: www.myspace.com/lindamartini

1 comentários:

JooeBeck :D disse...

Ai o filho da mãe estragou-nos os planos xD

Mas deixou-nos mais ansiosos por vós!

Para 1º concerto que assisti de vocês... adorei, amei !

Sois perfeitos <3

As vossas músicas entram no meu peito... saem nas minhas lágrimas que escorrem no meu sorriso :')

Venham a Guimarães mais vezes! :D

FUDER É PERTO DE VOS AMAR! <3

Enviar um comentário