Joaquín Cortés | Pavilhão Rosa Mota | 6 Dezembro 2010



Joaquin Cortés apresentou no dia 6 de Dezembro, pelas 22h, no Pavilhão Rosa Mota no Porto, o espectáculo “Calé”. Uma retrospectiva dos seus 20 anos de carreira, num espectáculo coreografado por si próprio.Em “Calé” (cigano na sua língua), Cortés leva-nos a uma viagem através das suas emoções pessoais e dos seus sentimentos mais íntimos.

O espectáculo teve início com um interlúdio musical no entanto, o que toda a plateia ansiava, era a chega de Joaquín Cortés. Envolto em fumo Cortés surge em palco para a primeira de dança, sendo imediatamente ovacionado.
Após estes primeiros movimentos exuberantes, o palco enche-se com oito bailarinas, que com seus corpos seminus, protagonizam uma acção de grande beleza evidenciando perfeita harmonia e coordenação.
Logo de seguida, Joaquín Cortés aparece atado a uma cadeira, dançando durante dez minutos de forma intensa numa homenagem à sua mãe. O espectáculo prossegue a uma velocidade alucinante multiplicando-se a grande excentricidade de movimentos, quer a solo quer acompanhado pelo corpo de baile.

Joaquín Cortés levou o público ao êxtase quando percorreu o corredor central da plateia, cumprimentado as pessoas por quem passava, sendo ovacionado de pé por todo o Pavilhão Rosa Mota.
O bailarino saúda a cidade do Porto com um “Boa Noite”: Teve ainda oportunidade para falar sobre a sua infância: “Quando eu era pequeno queria voar, conhecer o mundo, várias culturas. Essa pequena criança concretizou o seu sonho e levou a cultura cigana a todo o mundo, porque eu sou Cigano!”. A partir desta altura, apenas se fez silêncio para ouvir o bater de tacão de Joaquín Cortés, sendo aplaudido entusiasticamente após cada momento “mágico” de bailado.

Acompanhado por quinze músicos e oito bailarinas, o artista levou-nos a uma fusão de ritmos, melodias, sonoridades e instrumentos, que não deixou nada nem ninguém indiferente no Pavilhão Rosa Mota.

















































































Fotos: Carina Guilherme
Texto: Flávio Cruz
Agradecimentos: PEV Entertainment
Artista: Joaquín Cortés
Local: Pavilhão Rosa Mota, Porto
Data: 6 Dezembro 2010
Site Oficial: www.joaquincortes.org/

0 comentários:

Enviar um comentário