[REPORTAGEM]: Cut Copy | Hard Club | 21 de Março 2011



A Primavera começou ontem e os Cut Copy trouxeram sem mais demoras um cheirinho a Verão antecipado às andanças do Porto. Ainda não eram 22h e já a sala 1 do Hard Club se encontrava bem apetrechada para dar as boas-vindas os australianos e fazer toda a gente dançar ao som da música electrónica.
Depois de uma curta passagem pela Casa da Música em 2008, a banda de Hearts On Fire regressa com Zonoscope na manga para dar corda aos sapatos dos portugueses. Ao terceiro álbum, depois de surpreenderem com Bright Like Neon Love em 2004, e conquistarem cada vez mais adeptos com In Ghost Colours quatro anos volvidos, os Cut Copy recebem agora o reconhecimento de quem esperava por lembranças deles.

A banda aproxima-se e Visions é o instrumental escolhido para a entrada em palco. O calor humano trata de fazer o resto: aos primeiros instantes de Nobody Lost, Nobody Found eram poucos os que ainda não sacudiam o corpo ou erguiam os copos de cerveja em jeito de saudação. Com influências assumidas que vão desde os New Order aos Beach Boys, as músicas dos Cut Copy continuam tão electrónicas como antes mas o público parece mais abrangente que nunca. O glamoroso bater de pé de Dan Withford, as inclinações para o rock com as guitarras extravagantes de Tim Hoey, o baixo de Ben Browning a cobrir os espaços vazios ou a percussão tropical de Mitchell Scott foram ingredientes vencedores numa noite quente. Não sabemos porque nos vicia tão depressa esta sonoridade quase esquizofrénica – nas breves pausas que os Cut Copy ofereceram houve até quem dissesse que o som deles era agressivo – mas a verdade é que o espanto logo deu lugar à rendição e as coreografias de Tim surtiram o efeito desejado. Lights And Music é a prova disso mesmo: um espectáculo raro de luz e música alinhavado através da flexibilidade da banda. A sala transformou-se em caos delirante, o Verão entrou sem pedir licença e a festa não se fez rogada. Eles pareciam miúdos irrequietos e nós seguimos o ritmo. Tudo foi permitido: subir para cima da bateria e usar a pandeireta com mestria e entusiasmo, esfregar a guitarra pelo chão sujeitando-se a arrancar cordas ou até revolucionar com os sintetizadores, porções de um todo que fizeram parte do aquecimento para a excitação final. As canções do último álbum foram bem acolhidas mas foi com Hearts On Fire que o delírio aconteceu e se alastrou pelos cantos. Gente a saltar por todos os lados e a acompanhar o refrão enquanto Dan e Tim lançavam os braços no ar em sintonia. Foi a rampa de lançamento para um desfecho de respeito a culminar no transe hipnótico de Sun God, tema de encerramento do último álbum. Mas os Cut Copy ouviram o chamamento e subiram novamente ao palco com toda a energia. Desta vez com Need You Now. O vocalista confessou que foi a primeira vez que conseguiram ver sol nesta digressão. Tim Hoey aproveitou para dar um ar da sua graça e disse que Portugal é o seu país preferido do mundo inteiro – elogios à parte, o bom tempo faz milagres, não acham? A noite não estaria completa sem que ele descesse lá do alto para cantar com o público naquela que seria a última música do concerto. Então era quem mais gritava: There's a guy you know, who'll be there for you! E se estávamos ali para celebrar a Primavera também é certo que saímos satisfeitos com o que vimos e ouvimos.

Com um mês de vida no nosso país, Zonoscope nasceu para ser banda sonora oficial deste Verão e os Cut Copy confirmaram – com muito suor e empatia – que estão no auge das suas capacidades.
Para quem não quer perder este espectáculo ao vivo e a cores, saibam que eles actuam amanhã, dia 23 de Março, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Alinhamento:
Visions / Nobody Lost, Nobody Found
Where I’m Going
So Haunted
Corner Of The Sky
Lights And Music
Take Me Over
Pharaohs And Pyramids
Saturdays
Hearts On Fire
Sun God
~ENCORE~
Need You Now
Out There On The Ice



Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotos: Ricardo Silva
Texto: Vanessa Silva
Agradecimentos: Everything is New
Banda: Cut Copy
Local: Hard Club, Porto
Data: 21 de Março de 2011
Site Oficial da Banda: www.cutcopy.net

0 comentários:

Enviar um comentário