[REPORTAGEM]: Iva Barbosa | Casa da Música | 22 Março 2011



Iva Barbosa apresentou-se no dia 22 de Março, pelas 19h30m, na sala 2 da Casa da Música, para um concerto acompanhada ao piano por Paulo Oliveira.

Iva Barbosa é uma das clarinetistas mais relevantes da sua geração tendo sido por várias vezes distinguida em diversos concursos nacionais e internacionais. A mais recente prova do seu valor foi o primeiro lugar alcançado no "Concurso de Interpretação do Estoril" de 2010. Teve já a oportunidade de colaborar como música em agrupamentos como a Orquestra Nacional do Porto, o Remix Ensemble, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra Gulbenkian. Actualmente é docente no Conservatório de Música do Porto e na Escola Profissional Metropolitana.

Ao longo dos 90 minutos de concerto, apresentou-nos várias obras nacionais e estrangeiras, sendo uma delas uma estreia absoluta, Fantasia de Vítor Faria (obra dedicada à própria clarinetista). A primeira parte foi pautada por melodias mais doces e com interpretações sentidas. Na segunda parte, Iva deu asas ao seu virtuosismo transparecendo a sua grande capacidade técnica interpretando melodias exigentes mas sem nunca perder o seu som doce e o sentimento que colocou em cada obra.

Foi possível observar a magia com que interpretou os vários temas, dando tudo de si em cada um deles. No entanto, seria injusto classificar Iva Barbosa como uma mera executante. Esta demonstrou possuir uma forte presença em palco sentindo cada nota, deixando-se levar pelas várias melodias numa simbiose entre o seu clarinete e o piano de Paulo Oliveira.

Iva Barbosa conseguiu mostrar, num curto concerto, o seu grande valor deixando o público da Casa da Música com vontade de conhecer mais e melhor o trabalho desta intérprete que tem vindo a dar cartas no panorama musical português e internacional.

Alinhamento:
~1ª Parte~
AUGUST HENDRIK WINDING
Três Peças de Fantasia, op.19
1. Allegro moderato
2. Allegretto
3. Vivace non troppo

PHILIPPE GAUBERT
Fantasia

VÍTOR DE FARIA
Fantasia

~2ª Parte~
JORG WIDMANN
Cinco Fragmentos

PAULO JORGE FERREIRA
Movimento Dúbio

JOSEPH HOROVITZ
Sonatina
1. Allegro calmato
2. Lento, quasi andante
3. Con brio


Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotos: Carina Guilherme
Texto: Flávio Cruz
Agradecimentos: Casa da Música
Artista: Iva Barbosa
Local: Casa da Música, Porto
Data: 22 de Março de 2011
Facebook da Artista: Iva Barbosa

0 comentários:

Enviar um comentário